Pular para o conteúdo principal

TOP 3 Melhores Chás Medicinais para Todos Tipos de Anemia

A anemia é um mal que, se não tratado corretamente, pode levar até a morte do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, com dados levantados ainda em 2012, a anemia atinge cerca de 30% da população brasileira.
Os principais sintomas observados são a falta de apetite, dificuldade de aprendizado e concentração, falta de ar, fadiga, entre outros e, dentre as principais causas, sem dúvida alguma, a principal é a deficiência de ferro, nos 90% dos casos, segundo ainda a OMS.
No entanto, em seu estágio inicial, quando não são observados ainda os sintomas mais agressivos da doença, é possível tratá-la e, principalmente, preveni-la com a absorção de alguns nutrientes contidos em certos alimentos ou mesmo através de alguns chás considerados muito eficientes.
Lembrando que o diagnóstico sempre deve ser fornecido por um médico através de exames que possam indicar ou não a presença da doença. Não ingira nenhum remédio por automedicação ou autodiagnóstico.

QUAL O SINTOMA INICIAL DA DOENÇA

São vários sintomas: fadiga constante, dificuldade de concentração ou mesmo de aprendizado, vertigem, batimento cardíaco acelerado, tonturas, falta de apetite, severa palidez, entre outros.
Observados um ou mais sintomas citados acima, procure imediatamente orientação médica para que o correto diagnóstico possa ser feito. Muitos casos iniciais da doença podem ser tratados pela absorção de alimentos específicos. Nos mais graves, pode ser necessária inclusive uma internação hospitalar.


ANEMIA TEM CURA?

Sim, mas o tratamento depende do estágio da doença. Em alguns casos mais graves pode até ser necessárias transfusões de sangue. Em geral, a administração de suplementos com ferro e vitamina B são suficientes. Em alguns casos, apenas intensificar o consumo de certos alimentos e chás já bastam.

Basicamente são sete tipos de anemia:
  1. Anemia ferropriva: um dos tipos mais comuns, causada principalmente pela falta de absorção de ferro;
  2. Anemia megaloblástica: tipo específico de anemia caracterizada pelo aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos/plaquetas, tendo como principal causa a baixa ingestão de vitamina B12. Este tipo de anemia ocorre muito em pessoas vegetarianas.
  3. Anemia perniciosa: é na verdade uma anemia megaloblástica causada devido ao indivíduo ingerir vitamina B12, mas seu corpo não consegue absorvê-la, podendo causar sérios danos neurológicos, inclusive.
  4. Anemia hemolítica: tipo específico de anemia que produz anticorpos responsáveis por destruir células sanguíneas. Ocorre geralmente em mulheres.
  5. Anemia falciforme: tipo de anemia genética oriunda da destruição das células vermelhas do sangue, causando icterícia, inchaço nas mãos/pés e dor pelo corpo.
  6. Anemia aplástica: tipo de anemia grave onde a doença é autoimune com a diminuição de produção de células sanguíneas pela medula óssea, ocasionando manchas roxas na pele, hematomas frequentes, sangramentos, etc.
  7. Anemia de Fanconi: outro tipo de anemia considerada genética caracterizada também pelo aumento dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de vitamina B12, idêntica à anemia megaloblástica.

CHÁS PARA ANEMIA

O aumento do consumo de certos alimentos ricos em ferro, a exemplo da carne vermelha, podem ser muito eficazes em uma fase inicial da doença ou quando se percebe a iminência do surgimento da anemia, como prevenção.
Além dos alimentos, existem alguns chás muito eficazes também neste estágio, inicial ou como prevenção. Conheça seis deles:

1. Chá de agrião: muito eficiente no combate, mas principalmente na prevenção da doença. As quantidades de ferro que possui mais iodo e vitaminas passam para a água quando em forma de chá.
Modo de preparo: junte um punhado das folhas do agrião para cada 500 ml de água. Ferva a água e jogue as folhas, deixando por alguns minutos em infusão. Coe e beba de três a cinco xícaras ao dia.

2. Chá de urtiga branca: se distingue pelo seu alto teor de ferro, contido principalmente em suas folhas.
Modo de preparo: 25g de folhas de urtiga branca para 1000 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas, deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba dois copos deste chá entre as principais refeições do dia.


3. Chá de Artemísia: a Artemísia tem propriedades ligadas à perda de apetite, além de muitas outras propriedades medicinais. Atenção: não deve ser ingerido por gestantes ou lactantes.
Modo de preparo: aproximadamente uma colher de sopa de folhas da planta para 1000 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas aos poucos, deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba uma xícara de seis em seis horas.