Pular para o conteúdo principal

Chá de orégano – Benefícios e propriedades

De tanto ser visto sempre em cima da saborosa pizza fica difícil imaginar o orégano em outra situação, né? Com o seu cheiro peculiar, a erva chama atenção e aparece timidamente em alguns pastéis, saladas, molhos e massas italianas, mas você já pensou nele em um chá? Chá de orégano, apesar de parecer pouco comum possui diversas propriedadesmedicinais benéficas à saúde, tendo inclusive a capacidade de diminuir os sintomas da TPM.

Mais sobre a especiaria…

O orégano é uma planta da família das Labiadas, e é conhecida como oregão, manjerona rasteira e manjerona silvestre. Seu uso constante combate vários tipos de doenças como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente.
Por ter um cheiro forte, se a planta for passada na pele também funciona como repelente de formigas e fungicida. Não tem contraindicações conhecidas e seu consumo é incentivado também durante o período de gestação e de lactação.
Apresenta-se de maneira positiva também no auxílio de tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas. Se for utilizado de maneira externa também ajuda a combater a celulite.
Chá de orégano - Benefícios e propriedades
Foto: Pixabay
Nele também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a famosa, TPM.
No organismo o orégano funciona como diurético, diminuindo a retenção de líquidos, e de quebra luta contra os radicais livres, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo.
O tempero fresco contém uma alta quantidade de oxidantes, estudos recentes mostram que uma colher de sopa da especiaria tem a mesma quantidade de antioxidantes que uma maçã, além de combater doenças que atacam o coração.

Os benefícios do chá de orégano

No chá encontramos todos os benefícios que foram descritos acima, como o alívio dos sintomas da TPM e a diminuição na retenção de líquidos pelo corpo, mas para que isso aconteça você deve fazer a infusão corretamente:
  1. Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
  2. Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
  3. Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.
O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.