Pular para o conteúdo principal

Chá de Pata de Vaca: Receita Passo a Passo + Benefícios para Saúde

Hoje vamos falar sobre um chá, que apesar do nome curioso, engana pelos ingredientes: o chá de pata de vacaCalma! Nenhum animal inocente precisará ser sacrificado para fazer este chá. Trata-se de uma árvore que recebeu esse nome devido ao formato de suas folhas, que justamente lembram as patas dos bovinos. Você já deve ter visto em algum lugar, pois apesar das propriedades medicinais, muitas pessoas usam a pata de vaca apenas para paisagismo (talvez não saibam que ela ajuda a tratar uma doença bem incômoda).
Chá de Pata de Vaca
Pois bem, vamos esclarecer o mistério que cerca a planta vaca (estranho, mas engraçado de falar): a pata de vaca é muito conhecida na medicina popular no auxílio no tratamento do diabetes. O chá feito com essa planta, além de usado no combate a diabetes, também é diurético, redutor de colesterol e atua como um estimulante para o pâncreas, produzindo mais insulina e até mesmo auxiliando no crescimento.
no mato
Ultrapassando a sabedoria popular, foi cientificamente comprovado que a pata de vaca tem a real capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue. Outro benefício é que os componentes a planta ainda ajudam a diminuir os níveis sanguíneos de triglicerídeo e colesterol. O chá de pata de vaca é um ingrediente com alto potencial para a fabricação de medicamentos para tratar diabetes tipo 2.
propriedades

PROPRIEDADES MEDICINAIS PARA A SAÚDE

E olha só! Tudo isso é muito legal, certo? Mas, além disso, a pata de vaca possui outras propriedades popularmente conhecidas como:
  • Depurativa: ajuda na limpeza do organismo; algumas pessoas chamam isso de detox;
  • Analgésica: auxiliar a diminuir algumas dores, como de cabeça, muscular;
  • Anemia: ajuda a tratar anemia leve;
  • Trata doenças nos rins, vesícula, estômago, baço e fígado;
  • Diarreia; gota; hemofilia;
  • Também trata doenças do coração;
  • Doenças urinárias;
  • Estimula o apetite.
Mesmo sendo um remédio natural, é preciso cautela a hora de consumir o chá de pata de vaca. Não é porque saíram direto da natureza que você pode tomar duzentas vezes por dia, no café da manhã, almoço e jantar. Apesar das substâncias nas folhas responsáveis pelo efeito antidiabético, algumas outras podem apresentar efeitos negativos sobre o organismo, inclusive afetando o uso de outros remédios. Então, se você está fazendo um tratamento médico específico, usando outros medicamentos, tem alguma doença crônica ou grávida, não tome o chá sem o conhecimento do seu médico.
fácil


RECEITA PASSO A PASSO FÁCIL

Seu preparo é simples. A quantidade perfeita são duas folhas de pata de vaca para cada meia xícara de água. Em um recipiente, coloque a água e ferva; depois adicione as folhas – tem que estar picadas – e deixe repousar por dez minutos. O consumo máximo deve ser de no máximo três xícaras por dia. Você também pode usar essa receita em quantidades maiores para preparar um banho, já que é eficaz no tratamento de feridas, principalmente em diabéticos – eles possuem dificuldade de cicatrização – e deve ser repetido todo dia após a higienização da parte ferida, seja no banho ou em compressa.
receita
Assim como um remédio comprado em farmácia, o chá de pata de vaca também possui contraindicações. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com crises de hiperglicemia ou doenças crônicas não devem tomar o chá de pata de vaca. Apesar do tratamento natural, essa planta não deve ser usada como uma substituta do tratamento receitado pelo médico, mas sim como um complemento.