Pular para o conteúdo principal

Confira os benefícios e propriedades do chá de inhame

Aprenda a preparar o chá de inhame, bebida que fortalece o sistema imunológico, limpa a pele e estimula a ovulação.


O inhame é um tubérculo bastante conhecido no Brasil, no entanto, nem todos sabem dos benefícios proporcionados pelo chá preparado a partir deste alimento.
O chá de inhame é reconhecido por conter incríveis propriedades fitoterápicas, como as substâncias que podem estimular a ovulação, melhorar a aparência da pele e fortalecer o sistema imunológico.
Neste artigo, conheça as propriedades e benefícios do chá de inhame e aprenda a preparar esta saudável bebida.

Propriedades e benefícios do Inhame

Confira os benefícios e propriedades do chá de inhame
Foto: depositphotos
O inhame é rico em nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como carboidratos, vitaminas do complexo B, amido, cálcio, ferro e fósforo. Possui, ainda, fitoestrógenos e um tipo de progesterona natural, a diosgenina, que ajudam a regular o equilíbrio hormonal.
O chá preparado com este tubérculo fortalece o sistema imunológico, limpa a pele e estimula a ovulação.
Confira a seguir quais são os benefícios proporcionados pelo chá de inhame:

Estimula a ovulação

As propriedades do chá de inhame estimulam a produção dos ovários, aumentando as chances de gravidez. Ao ser consumida nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, esta bebida melhora a fertilidade.
Pois converte a diosgenina (estrogênio vegetal que é o precursor da progesterona) em outros dois hormônios essenciais para a ovulação, o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).
O LH é responsável pela liberação do óvulo pelo ovário; enquanto o FSH estimula o crescimento dos folículos.
Já a diosgenina também produz outros efeitos positivos, como o alívio dos enjoos matinais durante o período de gestação.
De acordo com Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, o consumo de inhame pode elevar as chances de gravidez.

Fortalece o sistema imunológico

Acredita-se que o chá de inhame também atue no fortalecimento do sistema imunológico, no entanto, este benefício ainda não é totalmente comprovado. Por estimular a circulação sanguínea, a bebida faz com que os leucócitos (células de defesa do organismo) ganhem movimentos mais rápidos e amplos.

Melhora a aparência da pele

O chá de inhame também é rico em substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce das células, eliminando os radicais livres. Além de afastar doença, esta propriedade também garante a beleza da pele.
A ingestão correta deste chá garante uma pele livre de cravos e espinhas, mais firme e sedosa.
Além dos benefícios citados, o chá de inhame também ajuda a combater a prisão de ventre, tem ação anti-inflamatória e previne a dengue.

Como preparar o chá de inhame?

Ingredientes

  • Cascas de 2 inhames médios;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem as cascas do tubérculo e deixe ferver bem em fogo médio. O líquido deve ser reduzido à metade.

Modo de uso

O chá de inhame é uma espécie de pasta bem viscosa que deve ser consumida em momentos adequados. Recomenda-se que a bebida seja tomada em jejum durante alguns dias.
Para engravidar, é preciso tomá-lo por 8 dias, sendo o último dia a data da sua ovulação.
Recomenda-se não ingerir mais de duas colheres de sopa por dia e não ultrapassar os 8 dias de consumo.

Cuidados

Grávidas e lactantes não devem ingerir a bebida, devido ao possível descontrole hormonal. O chá de inhame também é contraindicado para crianças e pré-adolescentes, bem como indivíduos com problemas de intestino.