Pular para o conteúdo principal

6 Sugestões de Chás Poderosos para Febre e Dor

Febre é o aumento da temperatura corporal para além do normal. Nossa temperatura média em repouso é de 36 e 37,5ºC. Acima disso podemos dizer que estamos em uma temperatura elevada, estado febril e acima de 38 estamos realmente com febre. É normal a temperatura corporal interna variar, ao que chamamos de ciclo circadiano. Mas quando ela fica em alta constante é necessário cuidado.
tratamento natural para febre
Ela acontece quando o hipotálamo (dentro do cérebro) aumenta a sua temperatura por algum motivo. A febre por si só não é uma doença em si mas um sintoma, um sinal do corpo que algo não está bem. Ela se eleva normalmente durante exercícios físicos, ambientes muito quentes ou frios, agitação de temperamento, dentre outros fatores. Mas é também um sintoma clássico de doenças simples como viroses, infecções, insolação e pode ser sintoma comum de doenças graves como artrite reumatoide. Também pode ser um efeito colateral de medicamento.
alguns que funcionam
melhores bebidas
chá caseiro para febre
remédio natural


DICAS DE CHÁ PARA CURAR FEBRE

Na medicina alternativa temos muitas ervas conhecidas de tempos antigos por ajudar a ajustar a temperatura corporal. Alguns chás já são tradicionalmente usados como:
  • Chá de gengibre – ele estimula a circulação sanguínea e com isso ajuda a baixar a temperatura corporal. A receita mais usada é de gengibre com flor de sabugueiro e hortelã. Basta ferver a água e colocar as folhagens, deixando cerca de 10 minutos em repouso e beber logo em seguida. O indicado é sempre tomar o chá fresco.
  • Chá de pulmonaria – além de ser um excelente anti inflamatório natural, esta planta ajuda a baixar a febre em casos leves. A receita é de dois copos de água para cada três colheres da planta deixando ferver tudo junto. Beba ainda morno de duas a três vezes por dia.
  • Chá de limão – o limão é anti inflamatório, ótimo para limpeza de pele e renovação das células, para o estômago e também ajuda a baixar a febre em casos de gripes e doenças leves. O ideal é fazer um copo de chá para cada meio limão, deixando ferver com as rodelas da fruta com casca também para aproveitar ao máximo os nutrientes.
  • Chá de alfavaca – é um ótimo expectorante natural para quem está tossindo bastante com gripe e ajuda em resfriados até mesmo mais intensos. O chá é feito fervendo algumas folhas da planta com água quente e deve ser ingerido de duas a três vezes por dia.
  • Chá de macela – sua maior propriedade é diaforéticas, ou seja, induz o corpo a transpirar. Isso ajuda não apenas a regular a temperatura corporal como a quem quer emagrecer mas sofre com a retensão de líquido. Também ajuda a combater inflamações.
  • Chá de fedegoso – um copo da planta e um litro de água é tudo o que você precisa. A planta é indicada para combater infecções de diversos tipos e é diurética, ajudando não apenas no controle de peso mas na auto regulação do organismo em sua temperatura.

ESTOU COM FEBRE, E AGORA?

e agora
Se você ou um parente ou amigo está com febre, primeiro avalie se não é apenas agitação. Use um termômetro eletrônico ou com mercúrio (vendido em farmácias) para verificar se há mesmo febre ou não é apenas uma leve impressão, algo passageiro. Os sintomas mais comuns são aumento do batimento cardíaco, aumento da frequência respiratória e dores de cabeça. Nos casos mais graves pode haver convulsão e alucinações


Em febre leve até um grau é indicado repouso, tomar algum chá ou medicamento para controle de febre se já tiver indicação médica para isso. Em alguns casos o repouso ajuda bastante porque ajuda o corpo a se auto regular e a febre vai embora. Mas se a temperatura for acima de 39,4°C ou mais elevada um médico deve ser procurado imediatamente