Pular para o conteúdo principal

Melhores Chás para Menopausa que FUNCIONAM

Menopausa é um dos períodos de mudança do ciclo reprodutivo da mulher, o último. Começa quando a última menstruação acontece, iniciando o período de infertilidade com a suspensão da menstruação e consequentemente ovulação. Não é raro eventualmente a mulher ainda ter menstruações durante este período, mas não são constantes e cessam com um tempo, fruto da adaptação do corpo ao período.
ervas medicinais
sugestões de remédios
medicina natural
chás para saúde
vida saudável
Sintomas – Além da mudança da fase reprodutiva para a não reprodutiva, o corpo da mulher muda de diversas formas porque a produção hormonal muda também, causando alguns sintomas conhecidos por gerar desconforto. Os mais comuns são calor intenso (ondas de calor) e sem explicação, até mesmo nos dias frios. Podem surgir ainda irritabilidade, dores de cabeça, suores noturnos, diminuição da memória, osteoporose, insônia, menor frequência ou ausência do desejo sexual, problemas cardiovasculares e não menos comum a depressão.

DICAS DE CHÁ PARA MENOPAUSA

vai resolver
Como os sintomas da menopausa são todos corporais e causados por reações ao corpo, alguns substratos naturais podem perfeitamente ajudar a minimizá-los ou mesmo eliminá-los. Os mais conhecidos e até mesmo indicados por médicos são:
  • Chá de trevo vermelho: por ser rico em fitoestrógeno e isoflavona, responsáveis por imitar no corpo o efeito do estrogênio, a bebida pode ajudar a imitar a presença do hormônio no organismo e você vai sentir menos os sintomas da menopausa. Pode ser tomada de duas a três vezes por dia sem problemas.
  • Chá de amora: além de ser um excelente anti inflamatório natural, a amora ajuda a equilibrar a temperatura corporal, evitando os suores intensos comuns neste período feminino. Também melhora a qualidade do sono tanto para quem está na menopausa como adultos em geral. Para fazer o chá você pode usar o broto ou folhas da amora com água fervente. Deixe a água ferver, tape o chá em uma xícara e beba ainda quente de três a cinco vezes por dia.
  • Chá de cinkgo biloba: o foco da erva é ajudar a melhorar as funções cognitivas como mudanças contantes de humor e depressão. Pode ser tomado de duas a três vezes por dia e ajuda no equilíbrio dos níveis de estrogênio do organismo feminino.
  • Chá de ginseng: quer se sentir mais disposta todos os dias? Esta é ver ideal e já vendida em cápsulas. O chá pode ser feito com galhos ou suas folhas e ajuda na disposição, vitalidade e até secura vaginal, além de ser um ótimo desintoxicante.


Sucos para menopausa
Não é um fã de chá mas adora sucos? Alguns podem ajudar também como suco de couve com maracujá, ótimo para melhorar o humor, ajudar no sono e desintoxicante, de cenoura para evitar a osteoporose, de geleia real com abacate, dentre muitos outros. Mas lembre: sempre sem açúcar ou com a menor quantidade possível.
como saber
Como saber se estou na menopausa?
O indicado para qualquer mulher é ser acompanhada por um ginecologista durante toda a sua fase reprodutiva da sua vida, em especial quando há uma vida sexual ativa e mais de um parceiro. Mas caso não tenha ido ao médico, basta ler alguns sinais do seu corpo. A partir dos 35 anos começa, no geral, o período de pré menopausa, quando a menstruação começa a falhar em alguns meses e passar meses sem vir. Se você tem mais de 40 anos, alterações de humor constantes, perda de memória e sofre com os calores e suores noturnos, pode estar entrando no processo de menopausa.
Não há idade certa para começar a menopausa, mas no geral é de 45 a 55 anos. Pode ser até menos, depende de cada organismo. O diagnóstico é feito por um ginecologista mediante o exame de taxas hormonais feito de coleta de sangue.