Pular para o conteúdo principal

Chá de Espinheira Santa é bom para que? Serve para Que?

O chá de espinheira santa é também conhecido como santo remédio e possui propriedades excelentes para quem busca uma digestão mais facilitada e melhor qualidade de vida. Apesar disso, seu uso traz alguns riscos e é por isso que agora você vai tirar todas as suas dúvidas sobre essa bebida.

QUAIS PARTES DA ESPINHEIRA SANTA PODEM SER UTILIZADAS?

De um modo geral, as principais partes da espinheira sana que podem ser utilizadas incluem folhas, cascas e raízes. Para o chá, entretanto, o mais indicado é que se usem as folhas dessa planta para garantir o máximo de seus efeitos.
Espinheira Santa
Além do chá, o consumo dessa substância pode ser feito por meio de cápsulas, inclusive encontradas em farmácias de manipulação.

O CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA AJUDA QUEM TEM PROBLEMAS ESTOMACAIS?

Sim, o chá de espinheira santa ajuda quem tem problemas estomacais, principalmente quem possui gastrite ou úlcera. Embora nenhuma das enfermidades vá ser curada exclusivamente com a ingestão dessa bebida, o chá possui propriedades que ajudam na redução de ácido no estômago, evitando a irritação tão comum à gastrite e tão prejudicial à úlcera.
Chá de Espinheira Santa
Mesmo quem não sofre com esses dois problemas especificamente pode se beneficiar do consumo do chá, já que ele ajuda a reduzir a azia, a sensação de acidez e de indigestão em geral.

QUIS SÃO AS OUTRAS PROPRIEDADES DO CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA?

quais as propriedades
Esse chá não é recomendado apenas para quem possui problemas estomacais, já que ele também possui propriedades levemente laxativas e diuréticas, ajudando a eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

COMO FAZER O CHÁ? RECEITA PASSO A PASSO DE COMO PREPARAR

Para fazer o chá de erva cidreira não é preciso nada além do que meio litro de água para três colheres de sopa da era. Essa erva, inclusive, pode ser encontrada em pacotinhos inclusive de lojas especializadas.

como ela é
Na preparação, a água deve ser fervida junto da planta por até 2 minutos após o tempo de fervura. Feito isso, deve-se abafar a bebida por cerca de 3 a 5 minutos. Em seguida, é só coar, esperar amornar e ingerir.

COMO O CHÁ DEVE SER CONSUMIDO?

Chá de Espinheira Santa
O consumo desse chá pode se feito antes as refeições, de maneira preventiva ou após as refeições, em uma tentativa de ajudar e melhorar a digestão. Esse chá também pode ser usado em casos de crise de gastrite ou de úlcera, ajudando a aliviar a inflamação do estômago.
Já quando for usado de maneira contínua a indicação é de que ele seja consumido antes de dormir, todos os dias.

É verdade que o chá de espinheira santa ajuda a prevenir o câncer?
Alguns estudos preliminares indicam que sim, o chá de espinheira santa ajuda a prevenir o câncer e o aparecimento de tumores em geral, garantindo uma saúde muito mais protegida.
Essa ação é devida aos tritrepenos presentes no chá e que possuem atividade antitumoral. Além disso, também possui ação cicatrizante, o que também pode ajudar a reduzir o risco do aparecimento do câncer.
todas suas dúvidas
Então isso significa que o chá de espinheira santa pode ser consumido por quem já desenvolveu um tumor?
Não. Quem já está com algum tipo de tumor deve conversar com o médico antes de tomar esse chá, já que pode ser, inclusive, perigoso para a saúde. Pessoas que possuam câncer relacionado ao estrogênio, como é o caso do câncer de mama, devem ter cuidado redobrado antes de ingerir esse chá.
tome docinho
Por que grávidas não podem ingerir o chá de espinheira santa?
Por provocar contrações uterinas e até mesmo possuir propriedades abortivas o consumo de chá de espinheira santa está totalmente vetado em qualquer fase da gestação. Ao menor sintoma de gravidez, ainda que não confirmada, pare de consumir o chá, caso você já faça uso da bebida.



O consumo do chá é permitido por lactantes?
Mulheres que estejam amamentando também não podem consumir o chá, já que ele pode afetar, reduzir e até mesmo interromper a produção de leite em alguns casos. O início ou retorno de consumo dessa bebida só pode ser feito após ocorrer o desmame, o que pode levar até dois anos.
natureza saudável
Consumir o chá é o mesmo que consumir cápsulas da planta?
Embora as cápsulas da planta também ofereçam benefícios ao organismo, consumir o chá é bem diferente das cápsulas, pois traz mais benefícios e tem uma ação mais imediata, especialmente em relação a problemas no estômago.
Chá de Espinheira Santa
Consultar um médico é importante antes de ingerir o chá?
Como o chá possui ações abortivas e que podem ser prejudiciais para quem tem câncer, o ideal é sempre conversar com seu médico antes de começar a ingerir a bebida, especialmente para que ela possa garantir todos os benefícios. Assim, você não arrisca sua saúde e nem a sua segurança.
Espinheira Santa
O chá de espinheira santa quando usado corretamente traz benefícios para o organismo, principalmente relacionados à digestão. Apesar disso, seu uso pode ser perigoso para grávidas e pessoas com câncer e por isso o recomendado é sempre conversar com o seu médico antes de começar a ingerir.