Pular para o conteúdo principal

Chá de Melissa: Benefícios, Propriedades e Receita

Chá de melissa é o outro nome dado ao conhecido chá de erva cidreira. Com propriedades únicas, esse chá é capaz de garantir uma melhor qualidade de vida – e de sono – para você sem nenhum esforço. Por isso, conheça quais são as vantagens de ingerir esse chá, como prepará-lo e quando ingeri-lo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE MELISSA?

erva cidreira
Assim como a maioria dos remédios que vêm da natureza, o chá de melissa possui propriedades importantes e que podem ajudar a tratar diferentes sintomas e enfermidades. Dentre os principais benefícios desse chá estão:
* ACALMA O ORGANISMO
Uma das vantagens mais conhecidas do chá de melissa é que ele é capaz de acalmar o organismo, provocando mais sensação de relaxamento. Além disso, esse chá também atua na diminuição do estresse e da ansiedade, fazendo com que quem o ingere se sinta muito mais leve.

receita passo a passo
Clique na imagem para conhecer o Poder dos Chás!

* COMBATE A INSÔNIA
Exatamente devido às suas propriedades calmantes esse chá ajuda a combater a insônia de maneira muito mais eficiente. Como a insônia muitas vezes é causada por elevados níveis de estresse e ansiedade, ao provocar o abrandamento temporário dessas condições o resultado é que a noite de sono possui uma qualidade muito melhor e é menos difícil conseguir pegar no sono.
ervas para ferver
* AUXILIA A DIGESTÃO
Esse chá também ajuda a auxiliar a digestão, especialmente após refeições muito pesadas ou ricas em gordura. Graças à grande quantidade de nutrientes e de comida em geral ingerida de uma só vez o sistema digestivo pode encontrar dificuldades em trabalhar. O resultado disso acaba sendo a azia, a indisposição e o famoso “bolo” na garganta.
Ingerir esse chá logo após fazer uma refeição mais pesada, portanto, garante que o organismo trabalhe de maneira mais eficiente para processar todo o alimento ingerido.


uma delícia
* DIMINUI A FORMAÇÃO DE GASES
Comidas muito gordurosas e em grandes quantidades podem fazer com que surjam gases em grande quantidade, originando cólicas e dores na região abdominal. Ao favorecer a digestão, esses gases não são formados – ou, no mínimo, são diminuídos consideravelmente.
Com isso, a ingestão desse chá também evita a sensação de incômodo que o fruto de uma digestão pesada pode trazer.
* ALIVIA CÓLICAS MENSTRUAIS
As cólicas menstruais são causadas pelas contrações feitas pelo útero para eliminar o endométrio, parede que é formada para receber um óvulo fecundado. Esses movimentos podem causar dores agudas, fazendo com que todo o corpo fique tenso e mais dor a mulher sinta.
Como é um poderoso relaxante, o chá de melissa ajuda a aliviar cólicas porque relaxa todo o organismo. Além disso, também ajuda a diminuir as contrações do útero, trazendo um abrandamento da cólica.
chá de melissa: benefícios
* DIMINUI A ENXAQUECA
Também graças a seu efeito calmante esse chá ajuda a diminuir a enxaqueca, tanto por relaxar o corpo quanto por livrar a mente da ansiedade em geral. Como a pessoa fica menos preocupada e como consegue sentir mais relaxamento, a enxaqueca possui um alívio substancial.


COMO FAZER O CHÁ DE MELISSA?

preparação do chá de melissa é bastante simples e para isso você vai precisar da quantidade de água referente a uma xícara e de 10 a 15 folhas da planta.


dicas de preparo
Para o preparo, coloque a água para ferver e assim que começar a liberar vapor acrescente as folhas de melissa. Deixe ferver por mais dois minutos, desligue o fogo e abafe com, uma tampa ou um prato. Deixe amornar por cerca de 5 minutos e então coloque o chá em sua xícara, tomando o cuidado de retirar as folhas.
tutorial como fazer
A ingestão dessa bebida deve ser feita preferencialmente à noite por causa da sua propriedade extremamente relaxante. Tomar esse chá durante o dia pode ser potencialmente perigoso para quem precisa executar tarefas que demandem atenção no trabalho ou para quem dirige, por exemplo.
melhores chás
O chá de melissa é uma poderosa opção para quem precisa se sentir mais relaxado de maneira natural. Além de ajudar no sono esse chá também ajuda a diminuir dores, facilita a digestão e também protege o coração de maneira geral. Fazendo da maneira correta e ingerindo antes de dormir você será capaz de aproveitar todos os benefícios dessa bebida que, para muitos, é considerada um milagroso remédio.