Pular para o conteúdo principal

Chá de vassourinha de botão combate hemorroidas e varizes

Apesar do nome bastante inusitado, a vassourinha de botão é uma planta conhecida pelas suas propriedades medicinais, podendo ser empregada no processo de tratamento e cura de algumas doenças. Nesse sentido, as partes da planta que podem ser utilizadas com essa finalidade são as folhas e a raiz.
A vassourinha de botão pertence à família das Rubiaceae. Trata-se de uma erva que possui muitos ramos formados por folhas ovais ou em forma de lança, dependendo da espécie em questão. Suas flores são pequenas e brancas, enquanto os frutos são identificados como cápsulas redondas.
Dependendo do local onde ela é encontrada, pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os principais, destaque para cordão-de-frade, erva-botão, erva-de-lagarto, falsa-poaia, perpétua-do-mato, poaia, poaia-comprida, poaia-falsa, poaia-preta, poaia-rosário, vassourinha, tapixaba e Tupiçaba.
O chá de vassourinha de botão é indicado para o tratamento de asma, diabete, hemorroidas, varizes
A forma mais comum de incluir a planta no tratamento é através do chá (Foto: Reprodução/Florais de Lis)

Propriedades medicinais da vassourinha de botão

Como já foi dito anteriormente, a planta possui uma série de propriedades medicinais. Isso só é possível graças à ação antidisentérica, anti-hemorroidária, bactericida, diurética, emetina e expectorante que a planta possui.
No que diz respeito aos princípios ativos, eles são baseados nas seguintes substâncias: ácido asperulosídico, borrerina, barrerina, emetina, flavonas, iridóides, sesquiterpenos e taninos. Dessa forma ela pode ser empregada no tratamento de ameba, asma, dermatoses, diabete, erisipela, febre, hemorroidas, varizes, vômito e tosses.

Cuidados e contraindicações

Porém, a recomendação é que o médico seja consultado, antes de incluí-la em qualquer que seja o tratamento citado anteriormente. Esse cuidado vai possibilitar o melhor aproveitamento da planta assim como evitar que problemas de outra natureza atinja o paciente.
Também é importante levar em consideração a probabilidade da mulher está grávida ou amamentando. Nesses casos, o mais aconselhável é evitar o consumo da vassourinha de botão, a menos que a indicação seja feita pelo próprio médico.