Pular para o conteúdo principal

Chazinhos que nos deixam belos

Os chás, além de serem, na maioria das vezes, saborosos, são remédios naturais, além de aliados diretos no momento de combater diversas doenças. Estes podem ser usados para tratar dores de cabeça, cólicas, gripes e resfriados, além de diarreias, estresse e cansaço. Alguns chás, no entanto, têm sido usados na indústria de cosméticos, uma vez que esses têm sido indicados por dermatologistas.
Segundo Eloísa Pimentel, integrante da Clínica Chai, localizada em Campinas, no interior de São Paulo, “Os chás podem beneficiar a saúde da pele. Caso haja alguma patologia, deve ser consultado um especialista para o diagnóstico correto e, em seguida, a indicação de um chá ou um fitoterápico específico”. Ainda segundo ela, é importante também consumir o chá e também preparar o mesmo da forma correta. Por exemplo, chás como a camomila, que são flores, devem ser preparados por meio de infusão.

Ervas para a pele

Plantas como babosa são excelentemente usadas para o tratamento da pele, principalmente em uso tópico, sendo excelente para tratamento de queimaduras e a calêndula pode ser usada para tratar lesões da pele, como é o caso das assaduras de fraldas, por exemplo.
Chazinhos que nos deixam belos
Foto: Pixabay

Alguns chás que nos deixam belos

Chá verde

O chá verde, além de ser excelente para o emagrecimento, é ótimo também para a pele. Com benefícios comprovados cientificamente, a planta atua no combate aos radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento celular.

Camomila

Com ação vascular e calmante, as compressas de camomila gelada ajudam e muito em casos de olheiras causadas por vasodilatação. O tratamento, no entanto, somente irá surtir efeito quando o mesmo é usado para atacar o problema de origem.

Chá de hortelã

O chá de hortelã ajuda no rejuvenescimento da pele e possui ação adstringente, o que ajuda e muito no não surgimento de espinhas e cravos.

Chá de erva-cidreira

Com ação calmante, a erva-cidreira é usada constantemente como um calmante e usado em produção de outros medicamentos naturais.

Chá de cravo

Atua como um excelente analgésico e deve ser aplicado gelado na pele para evitar inchaços.

Hibisco

Também conhecido como botox vegetal, o hibisco tem ação antioxidante, emoliente e dá firmeza à pele, relaxando os músculos e suavizando as rugas.

Chá branco

O chá branco tem ação antioxidante, diurética, anti-envelhecimento, sedativo e antiespasmódico.

Alecrim

O chá de alecrim ajuda no fortalecimento das unhas e dos cabelos.