Pular para o conteúdo principal

Os 4 melhores chás para a retenção de líquidos

Retenção de líquidos refere-se ao inchaço no corpo ou em parte dele, sendo um problema razoavelmente comum. O inchaço pode ser causado devido o excesso de peso, sedentarismo, má alimentação, estresse e acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. Em algumas ocasiões, a retenção de líquidos pode ser um sintoma de problemas cardíacos ou renais.
O diagnóstico é feito pela avaliação médica do quadro clínico e o tratamento depende de cada tipo de inchaço.

Chás para tratar retenção de líquidos

Além do tratamento recomendado pelo médico, existem alguns chás que podem auxiliar no combate ao inchaço do corpo. Confira a seguir quais são os melhores chás para acabar com este problema:

Chá de boldo

O boldo contém propriedades depurativa e diurética, muito útil para eliminar toxinas, tratar infecções da urina e tratar males digestivos. Além disso, esta planta também fortalece o fígado.

Ingredientes:

– Meia colher de sopa de folhas de boldo;
– 1 copo de água;
– Um pouco de casca de laranja;
– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e, quando alcançar a ebulição, acrescente as folhas de boldo e a casca de laranja. Deixe no fogo por 15 minutos e repousando por 10. Adoce com mel e beba aos poucos. A indicação de consumo é de, no máximo, três xícaras deste chá ao dia.
O chá de boldo é contraindicado para grávidas e para quem toma medicamentos anticoagulantes.
Os 4 melhores chás para a retenção de líquidos
Foto: Reprodução/ internet

Chá branco

Rico em substâncias antioxidantes, o chá branco é indicado para depurar o organismo, eliminar as toxinas, favorecer a circulação, regular o colesterol e melhorar a aparência da pele.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de chá branco;
– 1 copo de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e depois adicione os brotos do chá branco. Deixe atingir a ebulição e depois repousar por 10 minutos.
Recomenda-se a ingestão de uma ou duas xícaras deste chá ao dia, no café da manhã ou no lanche da tarde.

Dente-de-leão

Uma das causas da retenção de líquidos pode ser o excesso de sal na comida e o dente-de-leão pode ajudar a eliminar o excesso de sal, além de qualquer acúmulo de toxinas.
Esta planta também fortalece a saúde do fígado, ajuda na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos e pode servir como um complemento nas dietas de emagrecimento.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de dente-de-leão;
– 1 copo de água;
– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e acrescente a erva. Quando alcançar fervura, tampe o recipiente e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe e adoce com mel.
Recomenda-se a ingestão deste chá após as principais refeições, pois melhorará a digestão e evitará a retenção de líquidos.

Cavalinha

Dentre os benefícios da cavalinha estão os seguintes: é diurética, cicatrizante, digestiva, antioxidante e regenerador celular.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de cavalinha;
– 1 copo de água;
– 1 colher de sopa de suco de limão;
– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e, quando alcançar a ebulição, acrescente a planta. Após 15 minutos, apague o fogo e deixe repousar por algum tempo.
Depois, adicione o suco de limão e adoce com mel.